segunda-feira, 11 de abril de 2011

PÁSCOA: A FESTA DA VIDA

Páscoa, uma celebração rica de significados. O termo vem do hebraico pessach e para os cristãos lembra a ressurreição de Cristo, a vitória da vida sobre a morte.
A Semana Santa relembra o drama de Cristo e envolve símbolos que refletem profundas aspirações da humanidade, como a sublimação da dor como forma de expiação, a alegria da vitória sobre a morte, o relacionamento familiar que supera qualquer adversidade. Desta forma a penitência, luz, fogo, vida, água, e fraternidade são expressos em tradições seculares próprias de cada cultura.
O processo culmina com o Domingo de Páscoa, trazendo alegria e a certeza da vida que adquire um novo significado e dimensão em Cristo. Tudo isso é representado por meio de símbolos ligados a vida, a luz e a alegria de viver. Símbolos como velas, flores, procissões, cantos, ovos e coelhos, simbologia da fertilidade e da multiplicação da vida.
Todas as celebrações da Semana Santa são expressões nem sempre conscientes da nossa herança cultural cristã. São valores que nos conduzem ao contato com o nosso lado divino, espiritual. Um contato de pura renovação, que energiza e fortalece nosso espírito para a contínua caminhada da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
plastifesta@yahoo.com.br (51) 9993-0263